Estrutura e Estratificação Social
Uma das características da estrutura de uma sociedade é sua estratificação, ou seja, a maneira como os diferentes indivíduos e grupos são classificados em estratos (camadas) sociais e o modo como ocorre a mobilidade de um nível para o outro.
A estratificação Social e as desigualdades decorrentes são produzidas historicamente, ou seja, são geradas por situações diversas e se expressam na organização das sociedades em sistema de castas, de estamentos ou de classes. Cada passo precisa ser analisado como uma configuração histórica particular.
As Sociedades organizadas em castasO sistema de castas é uma configuração social de que se tem registro em diferentes tempos e lugares. No mundo antigo, há vários exemplos da organização em castas (na Grécia e na China, entre outros lugares). Mas é na Índia que está à expressão mais acabada desse sistema.
Pode-se afirmar, em termos genéricos, que existem quatro grandes castas na Índia: a dos brâmanes (casta sacerdotal, superior a todas as outras), a dos xátrias (casta intermediária, geralmente formata pelos guerreiros), a dos vaixás (casta dos comerciantes e camponeses), e a dos sudras (casta inferior, diga-se que são os que fazem trabalhos manuais considerados servis). Os pátrias são os que não pertencem a nenhuma casta, e vivem, portanto, fora das regras existentes. Entretanto, há ainda um sistema de castas regionais que se subdividem em outras tantas subcastas.
O sistema de castas caracteriza-se por relações muito estanques, isto é, quem nasce numa casta não tem como sair dela e passar para outra. Não há, portanto, mobilidade social nesse sistema. Mas nenhum sistema é totalmente rígido, nem o de castas. Embora seja proibido, as