Estrutura e Análise das Demonstrações Financeiras
Tecnologias e ferramentas de gestão.
Segundo, Décio Henrique franco, Edna de Almeida Rodrigues e Moises Miguel Cazela, definimos o melhor SIG conforme as necessidade de informação e sua ampliação no negócio, com base em uma análise da organização e do seu meio, bem como os objetivos definidos por ela. No mundo real são muitos os sistemas e todos fazem o uso de hardware, software, redes de pessoas para transformar os recursos em dados e produtos da informação. Todos os componentes do sistema de informação deve ser administrado para que atuem como agentes integradores no desenvolvimento do serviço de prover informações. A partir do momento que a empresa reconhece o papel positivo que a informação pode apresentar nas organizações, percebe-se que a gestão da informação não tem um fim em se mesma, mas é suporte indispensável para um objetivo mais amplo, que é a gestão da empresa. E dessa maneira cabe à empresa implantar uma estrutura que promova uma postura eficaz no entendimento das necessidades da informação dos gestores.
Como ferramenta para os administradores, a gestão da informação pode ser apresentada de modo que dê uma sequência lógica de fases ou etapas que se complementam, fornecendo, assim uma estrutura que ela (a informação) trafega dento da organização. Com isso é relevante a definição dos passos do processo como fontes, pessoas e problemas para indicar um caminho para possíveis mudanças.
No que diz respeito às tomadas de decisões é importante que elas sejam baseadas no sistema de apoio a decisão par que assim o executivo tenha acesso às informações internas e externas da organização as quais são relevantes para controlar os fatores de sucesso. Como tudo tende a ficar obsoleto um executivo ao tomar uma decisão sem o sistema apoio de à decisão corre o risco de basear-se em informações ultrapassada e com isso não obter sucesso nas possíveis mudanças que vão agregar fatores positivos para a organização.