Estrutura Trofica
Define-se energia como a capacidade de produzir trabalho. A captação, transformação e transferência de energia são fundamentais para existir vida no planeta terra.
Podem-se identificar no fluxo energético duas leis da física:
1º Lei da termodinâmica: A energia não é criada nem destruída e sim transformada, que constitui na energia que vem do sol, a qual determina correntes de ar e as plantas a utilizam para fazer a fotossíntese.
2º Lei da termodinâmica: Transferência de energia para um estado cada vez menos disponível e mais disperso.
Porem essa energia diminui à medida que é transformada de um nível pra outro. Além disso, nas cadeias alimentares a energia não é reaproveitada, pois se verifica a unidirecionalidade do fluxo de energia, configurando seu desperdício
Produtividade
A Produtividade pode ser analisada em 4 aspectos:
Produtividade primaria bruta: é a velocidade que os organismos tem de captar a energia do sol.
Produtividade primaria liquida: é a velocidade com que os organismos armazenam essa energia.
Produtividade liquida da comunidade: é a velocidade de armazenamento de matéria orgânica não utilizada pelos heterótrofos.
Produtividade Secundaria: é a velocidade de armazenamento de energia ao que corresponde aos consumidores
Portanto, conclui-se que a Produtividade consolida a teoria da 2º lei da termodinâmica, na qual em cada estágio de uso energético se perde parte da energia que foi captada do sol pelos seres autótrofos.
Além disso, não se pode confundir produtividade com biomassa. Exemplificando: um lugar considerado fértil, usado para criação de animais pode alcançar níveis de produtividade superiores, mas outro espaço menos fértil, mas que não tem perturbação no meio reservará maior quantidade de massa permanente.
Cadeias Alimentares
Cadeias Alimentares são processos nos quais organismos de um ecossistema interagem em uma sequencia do seres vivos que dependem um dos outros para se alimentar, existem