estrutura temporal
A transição da infância para a adolescência é marcada por série de eventos físicos e culturais significativos, que contribuem notavelmente para o crescimento e o desenvolvimento motor. (Gallahaue,2005).
É afetado biologicamente porque no final da infância para a adolescência se da o início da maturação sexual, e afetado culturalmente porque do meio para o final da adolescência é marcado pelo começo da independência financeira.
O período da adolescência é marcado por aumentos acelerados tanto em peso quanto em estatura, a duração e a intensidade desse surto de crescimento têm base genética e varia consideravelmente de indivíduo para indivíduo.
O genótipo do indivíduo (potencial de crescimento) estabelece os limites para o crescimento individual.
O fenótipo de um individuo (condições ambientais) tem influência marcante no alcance desse potencial de crescimento.
SURTO DE CRESCIMENTO
O surto de crescimento adolescente caracteriza o primeiro indicador visual do aparecimento da puberdade, dura aproximadamente quatro anos (período circumpúbere) e tem seu início pouco antes da maturação sexual.
PUBERDADE
O início da puberdade é geralmente chamado pubescência, trata-se do período mais inicial da adolescência, cerca de dois anos antes da maturidade sexual.
Na pusbecência características sexuais começam a aparecer, órgãos sexuais amadurecem, acontecem alterações no sistema endócrino e o surto de crescimento inicia-se.
SEQUÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DA PUDERDADE
No período da pré- infância e da infância, tanto em meninos quanto meninas desenvolvem-se em níveis bastante similares.
Nesse período eles têm pouca diferença de altura, peso, tamanho do coração e dos pulmões e a composição corporal é essencialmente mesma.
Por volta do 10 anos as crianças já atingiram cera de 80% da sua altura e um pouco mais da metade de seu peso adulto.
Quando começa sua segunda década de vida as alterações que ocorrem são mais