Estrutura social
Toda fução tem um papel e os papeis estão vinculados as posições. Temos então: * Poder: Toda função tem um grau de poder na hierarquia. O poder é a qualidade que uma pessoa tem de fazer com que outras pessoas façam o que ela quer que seja feito * Prestígio: Onde o indivíduo é bem visto (exemplo: comunidade), não tem necessariamente dinheiro, mas posição de honra * Privilégio: Facilidades que as pessoas têm pela função * Perspectivas: Capacidade de ver, possibilidades futuras
Podem ocorrer conflitos de papéis quando as pessoas deparam com conjunto de expectativas conflitantes. Sendo eles: * Conflito intra-emissor: expectativas contraditórias em relação à outra pessoa * Conflito interemissor: algumas pessoas tem um conjunto de expectativas de alguém e outras têm um conjunto contraditório * Conflitos inter-papéis: assume uma posição que não é dela * Conflito pessoa papel: quando não se adequa ao papel
Há também as posições de status, que formam a nossa identidade, assim os outros entendem como devem atuar em relação a nós. O conhecimento que tem sobre nós, influencia no que fazem. A posição de status pode influenciar também a maneira como vemos o mundo em geral.
A estrutura social traz a desigualdade, que está embutida na própria natureza da sociedade. Existem pessoas privilegiadas e outras não em diversos aspectos, como a educação, assistência médica, moradia entre outros. Temos também as classes sociais, que é a posição na estrutura da sociedade, sendo elas classe alta, media-alta, media-baixa, trabalhadora e baixa.
As classes trazem consigo a questão do preconceito, que é uma opinião sem julgamento, que discrimina as pessoas em diferentes aspectos e intensidade. O preconceito não se dá somente a classe, mas também em relação a religião, trabalho, raça, cor, sexo entre outros.
Estamos numa sociedade