Estrutura Social
Estrutura e estratificação social
O que é uma estrutura social?
Diríamos que uma estrutura social é o que define determinada sociedade. Ela se constitui da relação entre os vários fatores- econômicos, sociais, políticos, etc. que da uma feição pra cada sociedade. Uma das características da estrutura de uma sociedade é sua estratificação ou seja, a maneira como os diferentes indivíduos e grupos são classificados em camadas sociais e o modo como ocorre a mobilidade de um nível para outro.
A estratificação foi estudada por Octavio Ianni, em diferentes sociedades, na forma como os indivíduos organizam a produção econômica e o poder político. A conhecer estratificação de cada sociedade é necessário que se verifique como se organizam as estruturas da apropriação econômica e dominação política, essas estruturas são atravessadas por outros elementos como a religião, o sexo, a tradição, etc.
O sistema de castas é uma configuração social, caracteriza-se por relações muito estanques, isto é, quem nasce numa casta não tem como sair dela e passar para outra. Não há, portanto, mobilidade social nesse sistema, casamento só entre membros da mesma casta, as pessoas só podem ter refeições com os membros da própria casta e com alimentos separados por elas mesmas, e a proibição do contato físico entre membros das castas inferiores e superiores. Mas nenhum sistema é totalmente rígido, embora sejam proibidas as castas inferiores adotam costumes, ritos e crenças e isso cria certa homogeneidade de costumes entre castas.
A urbanização e a industrialização crescentes e a introdução dos padrões comportamentais do Ocidente tem levado elementos de diferentes castas a se relacionar;
As sociedades organizadas por estamentos
Os sistemas de estamentos constitui outra forma de estratificação social. O sistema feudal se organizou dessa maneira. Havia três estados à nobreza, o clero e o chamado terceiro estado, que incluía todos os outros membros da