Estrutura pré moldada
O desenvolvimento progressivo e acelerado de soluções pré-fabricadas de concreto armado tem sido uma constante no Brasil. Entre os principais motivos está à enorme rapidez com que a construção é elaborada e a conseqüente diminuição dos custos despendidos em mão-de-obra.
As estruturas pré-fabricadas são soluções de engenharia sustentáveis, pela redução do desperdício de materiais e energia nos processos de fabricação e controle rigoroso da produção. Mais do que isso, permitem aperfeiçoar o uso dos materiais, pela combinação de soluções protendidas e uso de materiais mais resistentes, e de melhor desempenho, como é o caso do CAA - concreto auto-adensável.
O controle rigoroso dos processos de fabricação permite soluções elegantes, rápidas e duráveis, principalmente em regiões costeiras, e sob forte influência de fatores como vento e corrosão. As estruturas metálicas, por exemplo, perdem cada vez mais mercados para as estruturas pré-fabricadas de CA exatamente por causa desses fatores. As coberturas metálicas, pelo baixo peso, se tornam mais instáveis e sensíveis a ventos moderados, podendo decolar sob ação de sucção do vento, conhecido como "efeito asa". O que é mais difícil de acontecer nas estruturas pré-fabricadas de CA, exatamente pelo maior peso e robustez dessas estruturas. Além disso, as estruturas metálicas exigem maiores cuidados quanto à corrosão, com manutenções freqüentes e de maior extensão quando comparadas as estruturas pré-fabricadas de concreto armado, onde o aço é protegido pelo concreto.
As soluções pré-fabricadas de concreto armado são mais duráveis que as metálicas. No caso das coberturas, pela falta de madeira, tornaram-se a melhor solução, somadas as vantagens já apontadas ao custo final dessas estruturas.
Do ponto de vista do projeto, fabricação e construção, por outro lado, as estruturas pré-fabricadas exigem experiência e conhecimentos técnicos apurados para sua utilização. Não é qualquer engenharia,