Estrutura organizacional
Neste trabalho pretende-se abordar o tema da gestão de conflitos, especialmente se refere ao contexto empresarial. Assim define-se o que é o conflito, quais as atitudes que os gestores e empregados, têm perante o conflito, quais as fontes de conflitos, alguns factores condicionantes de conflito, as melhores estratégias para lidar com os conflitos nas empresas.
Desde que o ser humano surgiu, constata-se a ocorrência de uma série de conflitos em sua vida, seja em termos pessoais, seja em termos profissionais. Conforme o homem desenvolveu-se cultural e tecnologicamente, os conflitos foram mudando não só quanto à intensidade, magnitude, como também quanto ao número de envolvidos. Importante ressaltar que não se deve desconsiderar, ainda, a época e o local que ocorrem, factores que os influenciam, e muito.
Para que um indivíduo possa superar conflitos, faz-se necessário saber lidar com eles, o que implica saber gerenciá-los. Contudo, muitas pessoas não sabem como administrá-los, independente das variáveis que o envolvam.
Para conseguir gerir uma situação conflituosa, é preciso um certo feeling (tacto, sensibilidade), embora, em alguns momentos, não será, por si só, suficiente para alcançar uma solução eficiente e eficaz, que atenda a todas as partes envolvidas.
Nesse caso, deverão ser utilizados alguns procedimentos, expostos adiante, para gerir o conflito, a fim de possibilitar um resultado que agrade às partes envolvidas. Tais procedimentos não constituem regras seguidas para todas as pessoas, tampouco para todas as situações. Na verdade, devem ser considerados apenas como princípios que devem ser levados em consideração, e aplicados de acordo com o bom senso. Afinal, cada caso é um caso.
Desde finais da década de 1980 uma abordagem teórica tem, crescentemente apoiado pesquisa na área de estudos organizacionais, referimo-nos á teoria institucional. Hoje em universidades e grupos de pesquisas espalhados pelo mundo mas concretamente em