estrutura organizacional
- Como primeiro passo definimos a estrutura organizacional da empresa, também conhecida como organograma. A estrutura é a organização da empresa onde ordena as responsabilidades, autoridades e comunicação. É a representação gráfica da estrutura hierárquica da empresa.
Olhando a empresa no organograma, se tem uma empresa com muitos funcionários sem necessidade, em cima disso podemos melhorar a empresa, como em primeiro lugar redistribuindo o quadro de funcionários.
Benefícios do Organograma:
- Identificação dos cargos e funções
- Responsabilidades
- Organização
- Planejamento
- Condições Motivadoras
Níveis da estrutura organizacional:
- Estratégico
- Tático
- Operacional
Proporcionar aos empregados de todos os níveis: o Informação. o Recursos para o trabalho. o Medidas de desempenho compatíveis com objetivos e metas. o Motivação.
Com os benefícios oferecidos pelo organograma (estrutura organizacional), pode-se sugerir que em cada área tenha sua própria estrutura organizacional afim da visualização de níveis e subníveis, por exemplo:
Este modelo aliado aos planos de carreira tende a formar profissionais mais qualificados, visto que o auxiliar hoje pode capacitar-se para se tornar um coordenador ou até um supervisor, isto é um ótimo motivador para mostrar que todos podem se qualificar e subir na hierarquia da empresa. Além de ter todas as funções bem definidas e claras para que não haja cobranças indevidas sobre os responsáveis por aquele cargo.
Programa de capacitação e desenvolvimento
O programa de capacitação e desenvolvimento tem como objetivo capacitar e desenvolver o colaborador afim de que todos possam ter o mínimo para exercer a função em suas respectivas áreas. Como todos de certa forma têm como objetivo o atendimento ao público o essencial é que sejam treinados para isto, além dos cursos técnicos por área específica, por exemplo.
Departamento Necessidades