Estrutura Organizacional
Segundo o autor Storner (1999), estrutura organizacional “É o modo que uma organização é dividida, organizada e coordenada”, basicamente é o resultado final do processo de organização, refere-se ao modo como as atividades de uma organização são ordenadas para possibilitar o alcance dos objetivos. Suas funções básicas são: Possibilitar aos membros organizacionais a execução de uma variedade de atividades de acordo com os critérios de divisão de trabalho que definem a especialização, a padronização e a departamentalização de tarefas e funções de modo lógico e eficiente; Proporcionar aos membros organizacionais a coordenação das atividades por meio de mecanismos integradores como supervisão hierárquica, regras e procedimentos formais, treinamento e socialização; Definir as fronteiras da organização e suas interfaces com o ambiente e outras organizações com as quais interage.
Segundo Maximiano (2004, pág. 210) "o processo de organizar é uma seqüência ou conjunto de decisões ou procedimentos, que cria uma estrutura estável e dinâmica." Esta estrutura é chamada de estrutura organizacional, onde e definido o trabalho que cada funcionário individualmente ou integrando o grupo deve realizar.
As principais etapas no processo de organizar incluem analisar os objetivos e o trabalho a serem organizados, dividir o trabalho, definir as responsabilidades pela realização do trabalho, definir os níveis de autoridade e desenhar a estrutura organizacional.
Atenhamo-nos na divisão do trabalho que conforme Maximiano (2004, pág. 211) "é o processo por meio do qual uma tarefa e dividida em partes, cada uma das quais e atribuída a uma pessoa ou grupo de pessoas. A divisão de trabalho permite as organizações realizar objetivos complexos como atender diferentes tipos de clientes, em diferentes localidades."
Outro fator a ser observado e a definição de responsabilidades que são as obrigações e deveres dos funcionários pela realização das atividades. Após está