Estrutura Organizacional
PROFº EDUARDO RUIZ
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL PIRÂMIDE INVERTIDA
Neste modelo os funcionários que estão mais próximos de clientes ou processos de produção são colocados no topo e gestores na parte inferior. O empregado está habilitado com maior autoridade de tomada de decisão e liberdade de ação. O gerente se torna um facilitador liderando um esforço de equipe. A hierarquia continua a existir, porém a função dos gerentes de linha passa a ser desenvolvimento de cultura, comunicação de valores, desenvolvendo estudos especiais e consultando pedidos, despachando movimentos de recursos e proporcionando serviços de economias de escala
Gestão está focada em perguntar aos funcionários o que eles precisam para realizar uma tarefa e certificando-se esses recursos estão disponíveis. O líder eficaz aprende a confiar em seus subordinados e confiar em sua capacidade de atingir as metas organizacionais.
Empregados também precisam de mais informação e comunicação. Para tomar decisões eficazes, cada funcionário deve compreender os objetivos organizacionais e do papel que ela tem na consecução desses objetivos.
Os recursos necessários para desenvolver o conjunto de habilidades necessárias devem ser alocados, e o gerente deve assumir o papel de mentor ou treinador. Finalmente, o sucesso depende da confiança funcionários, demonstrando uma vontade genuína de compartilhar autoridade.
VANTAGENS:
• O desempenho global da organização torna-se mais rápida, mais flexível e mais eficaz.
• Os serviços são adaptados de forma singular e entregue ao cliente.
• A divisão da mão-de-obra e a hierarquia facilitam a habilidade dos vários gerentes em apoiar pessoal de contato(especialistas) conforme a necessidade – o que era gerência de linha passa a ser, agora, atividade de staff.
• Os especialistas ou profissionais qualificados tem mais informações sobre os problemas individuais do cliente podendo dar soluções mais rápidas.
DESVANTAGENS:
• Os