Estrutura organizacional
A estrutura organizacional divide as tarefas executadas em departamentos. O processo que compreende a divisão das tarefas é chamado de departamentalização.
As principais estruturas organizacionais que uma empresa pode adquirir são as seguintes:
1. FUNCIONAL: cada departamento representa uma função e o trabalho é realizado de acordo com as operações principais do departamento. As principais características é o alto nível de especialização dos profissionais e ênfase no desempenho e realização dos objetivos departamentais.
Vantagens: profissionais especializados na função e atribuições compatíveis com seu treinamento técnico, portanto, resolução de problemas referentes ao departamento com alta qualidade.
Desvantagens: os profissionais não possuem agilidade para fazer alterações e lidar com imprevistos; não há acesso a outros setores, portanto, há dificuldade em resolver problemas que não possuem um departamento específico.
2. POR CLIENTE: cada unidade atende a um cliente, assim, cada unidade possui uma estrutura organizacional. Ideal para agência que lidam com vários clientes diferentes.
Vantagens: maior flexibilidade nas soluções de problemas; lida com necessidades específicas de cada cliente, podendo dá maior atenção a eles e solucionar seu problema de forma eficaz.
Desvantagens: as informações repassadas a uma equipe pode servir também a outra, por isso, os esforços de comunicação entre grupos devem ser redobrados; a possibilidade de ficar muito tempo com o mesmo cliente pode trazer desgaste profissional
3. MATRICIAL: agrupa equipes multifuncionais para misturar suas forças técnicas e seu potencial integrador. Os profissionais pertencem a grupos de trabalhos diferentes, podendo trabalhar em várias frentes ao mesmo tempo.
Vantagens: os profissionais podem exercer diferentes funções para um objetivo específico; a equipe define quem é o líder, que pode variar dependendo da necessidade.
Desvantagens: os ganhos são por projetos; os