Estrutura Organizacional
Nome: Raquel Costa Torres
1. Compare o modo como é hoje organizada uma grande empresa típica com o modo como era organizada nos anos 1960.
Nos anos 60, a maioria das grandes empresas era altamente especializada e departamentalizada, com margens de controle estreitas, tomada de decisões centralizada e cadeias de comando bem definidas. Suas estruturas eram em forma de pirâmides, e as pessoas da cúpula tomavam a maioria das decisões e controlavam as ações das que ficavam abaixo delas. Hoje, as organizações são mais flexíveis e empreendedoras. Equipes interfuncionais atravessam as fronteiras departamentais e exigem trabalhadores tecnicamente competentes que também sejam generalistas. As redes de computadores achataram as modernas estruturas organizacionais ao assumirem a função do gerenciamento de informações da administração de nível médio. Dessa forma, os gerentes que continuam são dotados de margens de controle mais largas. Essa situação fomentou a delegação de poder ao funcionário, que resultou na descentralização da tomada de decisões rotineiras. E, uma vez que os trabalhadores de todos os níveis necessitam de informações para o máximo desempenho, a cadeia de comando foi substituída pelo compartilhamento de informações e autonomia para tomar decisões.
2. Por que a especialização do trabalho não é uma fonte inesgotável de aumento da produtividade?
R: A especialização do trabalho pode produzir retornos negativos. Em algum ponto do tempo, a falta de economia humana da especialização – tédio, fadiga, stress, baixa produtividade, baixa qualidade do trabalho, maior absenteísmo e alta rotatividade , serão maiores do que os ganhos de produtividade.
3. Quais são as maneiras pelas quais a administração pode departamentalizar?
R: As atividades de uma empresa podem ser agrupadas por função, produto, geografia, processo ou tipo de cliente. Muitas organizações combinam métodos, mas dois