Estrutura organizacional
Estrutura Organizacional: a forma pela qual as atividades de uma organização são divididas, organizadas e coordenadas.
Divisão do trabalho: a decomposição de uma tarefa complexa em componentes, de modo que os indivíduos sejam responsáveis por um conjunto de atividades limitado, e não por tarefa como um todo.
Departamentalização: agrupamento, em departamentos, de atividades de trabalho que sejam semelhantes ou logicamente conectadas.
Coordenação: integração das atividades realizadas pelas partes separadas de uma organização, para alcançar objetivos organizacionais.
Divisão do Trabalho:
Especialização de tarefas: divisão do trabalho em tarefas padronizadas e relativamente simples.
Departamentalização e Alcance de Gerência:
Organograma: diagrama da estrutura de uma organização, mostrando as funções, os departamentos ou as posições na organização, e como estes elementos se relacionam.
Alcance de gerência (ou alcance de controle): o número de subordinados que se reporta diretamente a um dado administrador.
Estrutura organizacional alta: estrutura organizacional caracterizada por um alcance de gerência pequeno e muitos níveis hierárquicos.
Estrutura organizacional achatada: estrutura organizacional caracterizada por um grande alcance de gerência e poucos níveis hierárquicos.
Estrutura Formal e Informal da Organização:
Estrutura da organização informal: relacionamentos não-documentados e não-reconhecidos oficialmente entre os membros de uma organização que surgem inevitavelmente em decorrência das necessidades pessoais e grupais dos empregados.
Tipos de Estruturas Organizacionais
1) Estrutura funcional: forma de departamentalização na qual todas as pessoas engajadas numa atividade funcional, como marketing ou finanças, são agrupadas numa mesma unidade.
2) Estrutura por produto ou mercado: organização de uma empresa em divisões nas quais se reúnem todas as pessoas