Estrutura organizacional
1.0 INTRODUÇÃO A estrutura organizacional é o processo de distribuição de autoridade, especificação de atividades em todos os níveis hierárquicos e delineamento do sistema de comunicação. A estrutura organizacional é um mecanismo que auxilia as pessoas dentro da organização a caminharem em busca do objetivo institucional. A estrutura é constituída de três componentes básicos que se interrelacionam, conforme pode ser observado na figura 1.1.
COMUNICAÇÃO
Figura 1.1
1.1 Subsistema de Atividades É o resultado da alocação de tarefas entre os membros da organização, de maneira que cada indivíduo ou grupo de indivíduos seja responsável por uma parcela das atividades. Para seu delineamento três aspectos devem ser considerados: departamentalização; linha e assessoria; especialização do trabalho. Esses aspectos serão discutidos nos próximos itens.
1.2 Subsistema de Autoridade É o resultado da distribuição da autoridade (poder de decisão), pelos membros da organização. Neste subsistema três aspectos devem ser considerados: amplitude administrativa e níveis hierárquicos; delegação da autoridade; descentralização. Esses aspectos serão abordados nos itens seguintes.
AT
IV
ID
AD DE
AU TO RI DA
E
2
1.3 Subsistema de Comunicações A comunicação deve ser entendida como o processo através do qual uma mensagem é enviada por um emissor, através de um determinado canal e entendida por um receptor. Esse subsistema prevê através de quais canais será realizada a comunicação. É importante ressaltar que a comunicação envolve interações humanas onde aparecem questões de origem emocional. Estas questões podem agir como barreiras à comunicação. Quatro aspectos devem ser considerados neste subsistema: o que comunicar; como comunicar; quando comunicar; de quem para quem comunicar.
2.0 CONDICIONANTES DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL Alguns fatores têm influência direta no delineamento da estrutura organizacional e, portanto, devem ser