Estrutura Organizacional e Organizações Comerciais
As organizações antes da revolução industrial, eram praticamente todas comandadas pelos donos de forma direta. Não eram estipulados níveis hierárquicos entre os proprietários e funcionários. Com crescimento das indústrias, os gerenciamentos das organizações eram feitos com base nas técnicas já existentes.
Após a reconstrução europeia, agora com indústrias modernas e eficientes, deixando-a muito mais competitiva.
A estrutura organizacional é aplicada de acordo com o objetivo e estratégia da empresa, procurando alcançar as situações almejadas pela mesma. A estrutura de uma organização reflete diretamente na maneira como a autoridade e como as atividades são distribuídas e como é feita a comunicação, sem perder o foco dos objetivos da organização a serem atingidos. A estrutura organizacional é de grande importância para empresas de pequeno, médio, e principalmente, grande porte, pois fazer uma distribuição de cargos para uma quantidade excessiva de funcionários é necessário ter critérios de avaliação para comandar certo departamento e certa função.
A estrutura organizacional tanto pode ser de aspecto formal, sendo uma estrutura que é planejada, é oficial, o fluxo de autoridade é descendente, ela é mais estável, é sujeita ao controle da direção e pode crescer a um tamanho imenso, dependendo da organização. Ou pode ser de aspecto informal, onde são identificadas com a interação social estabelecida entre as pessoas, desse modo, progride espontaneamente no momento que as pessoas se reúnem. Traduz as relações que habitualmente não surgem no organograma. São comportamentos pessoais e sociais que não são documentados e reconhecidos oficialmente entre os membros organizacionais, aparecendo inevitavelmente em decorrência das necessidades pessoais e grupais dos empregados.
ESTRUTURA FUNCIONAL
São estruturas divididas por departamentos pelos critérios funcionais no primeiro nível. Segundo Fayol as funções