Estrutura oranizacional
A pesquisa sobre planejamento estratégico em pequenas empresas mostrou que este é realmente um tema carente de publicações. Mas mostrou, também, a importância desta ferramenta para a gestão destas empresas.
Boa parte das pequenas empresas do setor de Tecnologia da Informação local enfrentou sérias crises nos últimos anos – que resultaram em fusões e falências. O processo planejamento estratégico não resolve todos os problemas das empresas, mas realizá-lo é, sem dúvida, uma maneira de criar na empresa a cultura de observar o ambiente e reconhecer nele oportunidades e ameaças, além de conhecer melhor suas próprias limitações e pontos fortes.
As crises citadas anteriormente poderiam ter sido ao menos atenuadas – e, quem sabe, muitas destas empresas não teriam fechado – se seus dirigentes estivessem atentos ao mercado e suas necessidades, aos concorrentes, e tivessem consciência de suas limitações. Ou, ao menos, os empreendedores poderiam ter percebido mais cedo a inviabilidade do modelo de negócio proposto, partindo para outra alternativa mais cedo, poupando tempo e recursos.
O modelo proposto neste trabalho de graduação pode ajudar o pequeno empresário a realizar o processo de planejamento estratégico. Além disto, este relatório serve de fonte de informações sobre o processo e possui diversas referências para outras fontes.
É importante salientar que existem diversas metodologias – apesar de poucas serem destinadas a pequenas empresas – que são apresentadas de formas diferentes, ou dão maior ênfase em pontos diferentes. Mas para viabilizar sua aplicação na pequena empresa, a metodologia deve ser clara e simples, uma vez que os pequenos empresários geralmente não possuem nem tempo disponível para estudá-las a fundo, nem recursos para contratar quem o