Estrutura Morfológica da Mitocondria
Cada mitocôndria é composta por duas membranas (externa e interna), separadas por um espaço intermembranar. A membrana interna emite numerosas cristas para o interior da organela, aumentando substancialmente a sua superfície, e, é preenchida pela matriz mitocondrial, na qual, estão dissolvidas as cadeias de DNA, ribossomos e pequenos grânulos, além de todas as enzimas necessárias para o processo de respiração aeróbica.
Qualquer mitocôndria é formada por duas unidades de membrana separadas por um espaço intermembranoso, cada qual com funções e proteínas diferentes associadas à sua bicamada lipídica. A membrana interna emite numerosas cristas para o interior da organela, aumentando substancialmente a sua superfície. E a membrana interna delimita a matriz mitocondrial, onde existem proteínas, ribossomos e DNA que codifica proteínas necessárias à respiração celular
A membrana externa mitocondrial é semelhantes às demais membranas da célula eucarionte. A membrana interna possui os elementos da cadeia respiratória necessários para a respiração aeróbica.
Membrana Interna
A membrana interna possui muitas vilosidades conhecidas como cristas e delimita a matriz mitocondrial, local onde ocorre as reações para a produção de ATP. Inúmeras proteínas localizam-se na membrana interna, tais como enzimas do ciclo de Krebs, proteínas da cadeia transportadora de elétrons, proteínas carreadoras mitocondriais e complexo F0F1 ATPase (ATP sintase). Além disso, a membrana interna da mitocôndria é rica em cardiolipina. Possui cerca de 20% de lipídeos e 80% de proteínas, sendo impermeável à maioria dos compostos.
Membrana Externa
A membrana externa, pouco seletiva, permeável a íons, pequenas moléculas, lisa e possui cerca de 50% de lipídeos.
Matriz Mitocondrial
É composta por um líquido denso onde se realiza o processo de extração de energia dos alimentos (respiração celular) que será armazenada em moléculas de ATP (adenosina