Estrutura metálica
Estruturas Metálicas
INTRODUÇÃO
UNEB – Universidade do Estado da Bahia
DCET I – Curso de Engenharia de Produção Civil
Profa Ana Gabriela Saraiva
Estruturas Metálicas
Definições
Formas mais usuais de metais ferrosos: aço, ferro fundido e o ferro laminado.
Aço – é o mais importante dos três. É composto por ligas de ferro e carbono, com outros elementos adicionais como silício, manganês, fósforo e enxofre dentre outros. O teor de carbono pode variar desde 0,008 a 2,11%. O carbono aumenta a resistência do aço, porém o torna mais duro e frágil. Os aços com baixo teor de carbono têm menor resistência à tração, porém são mais dúcteis. As resistências à ruptura por tração ou compressão dos aços utilizados em estruturas são iguais variando entre 300 MPa até valores superiores a 1200 MPa.
1
21/09/2012
Estruturas Metálicas
Definições
Ferro fundido – contém entre 2,0 a 4,3% de carbono.
Tem boa resistência à compressão (mínima 500 MPa) porém a resistência à tração é apenas cerca de 30% da primeira. Sob efeito de choques mostra-se quebradiço (frágil).
Ferro maleável ou laminado (forjado) - é praticamente um aço de baixo carbono, inferior a
0,12%. As pequenas partículas de escória espalhadas na massa do metal se apresentam em forma de fibras, devido a operações de laminação. Estas fibras de escória permitem distinguir o ferro maleável do aço com mesmo teor de carbono.
Estruturas Metálicas
Histórico
Ferro fundido foi o primeiro material siderúrgico usado em construção (1780 a 1820) - usado em pontes em arco ou treliçadas, sendo a primeira delas na Inglaterra chamada
Coalbrookdale sobre o rio Severn (1779)
2
21/09/2012
Estruturas Metálicas
Ferro laminado (forjado) – fins do século XVIII em elementos portantes das pontes suspensas. Ex.: Ponte suspensa de Menai (país de Gales) construída em 1819 –
1826 com vão de 175 metros. Este metal tem boa resistência à corrosão por isso