Estrutura Metalica
O item relativo a estrutura metálica foi introduzido na NR 18 devido à difusão deste método na Construção Civil. Seu uso tem duas fases distintas com riscos que requerem ações concretas em matéria de preservação. Estas fases são:
Pré-fabricação
Montagem
PRÉ-FABRICAÇÃO DAS ESTRUTURAS
O primeiro ponto a ser examinado é o transporte dos perfis metálicos com os quais serão construídas as estruturas metálicas, devido às dimensões e ao peso das peças. O primeiro problema surge no momento do descarregamento e do acesso à obra. As dificuldades, em síntese são:
Manter terreno sólido, firme e adequado para a passagem de caminhões, para não impedir a descarga dos perfis e evitando condições de risco possibilitadas pela improvição ou utilização de medidas inadequadas;
Transportar os perfis da área de armazenagem à obra.
Por isso é imprescindível que os operários recebam treinamento adequado e utilizem equipamentos e maquinas em perfeito estado, operando dentro dos limites de carga.
PROCEDIMENTOS NORMAIS
Com material estando na entrada do canteiro de obras, a seqüência normal de procedimentos é a seguinte:
Descarga;
Classificação e armazenagem;
Dimensionamento e corte;
Empilhamento de elementos para armar.
ARMAZENAMENTO
Com respeito à armazenagem na obra, os perfis devem estar o mais próximo possível dos equipamentos de elevação. Seu transporte deve ser feito racionalmente, para evitar ao Maximo que o material seja muito manuseado. É importante que cada peça tenha indicação visível de seu peso, para não submeter a maquina a esforços acima dos previstos.
ESMERILHAMENTO
Grande numero de acidentes ocorrem durante as operações de esmerilhamento, provocados pela projeção de partículas contra os olhos dos operários ou por ruptura dos discos abrasivos. Para a sua prevenção, devem-se considerar as seguintes medidas:
Sempre que seja possível, utilizar esmerilhadeiras fixas;
Utilizar sempre discos ou pedras abrasivas