Estrutura Linear
Estrutura linear: é também conhecida como estrutura militar. Considerada uma estrutura organizacional mais simples e antiga, baseadas nos antigos exércitos.
Sua característica obtém como cada superior tem autoridade única aos seus subordinados. A comunicação entre departamentos é formal, acontece por linhas existentes no organograma. Possui um aspecto piramidal, porque sua autoridade centralizada acontece no topo da organização.
Vantagens: é uma estrutura simples de ser interpretada, a responsabilidade são claras e eficientes, e tem facilidade no funcionamento de comando.
Desvantagem: o chefe tem que ser excelente, a uma sobre carga na direção, não há espirito de cooperação, a burocracia é maior e existe pouca atuação em ambientes instáveis.
Estrutura funcional
Estrutura funcional: é uma estrutura clássica que utiliza a função de dividir as áreas de responsabilidade e autoridade. As organizações que usa esse tipo de estrutura a informação se constitui com uma forte base funcional tendo como prioridade o seu ambiente, apoiando-se em um fluxo vertical de informação.
Vantagens: o chefe executivo tem visão de todas as operações, tem o controle reduzido e simplificado, é clara a definição de responsabilidade, os especialistas tem o mesmo nível médio e superior a gerencia.
Desvantagem: o gerente fica sobre carregados com os assuntos de rotina, existe negligencia de aspecto estratégico da gerencia e dificuldade em lidar com a diversidade, a coordenação é mais difícil e há falha em adaptar.
Estrutura staff line
Estrutura de staff line: é um modelo que busca desenvolver a combinação entre a estrutura linear e funcional, tendo as vantagens da mesma estrutura, consegue diminuir as desvantagens existentes.
Suas características tem existência linear e funcional sendo a primeira que predomina.
Vantagens: tem