Estrutura Funcional
Segundo Taylor estrutura funcional, é a existência de diversos supervisores, cada qual especializada em determinada área, e que tem autoridade funcional (relativa somente à sua especialidade) sobre os mesmos subordinados.
Vantagens desta estrutura:
-melhor supervisão técnica e maior eficiência no desempenho de cada cargo. -maior rapidez nas comunicações
-formação de quadros intermédios mais rápidos e fáceis
Desvantagens desta estrutura:
-as orientações que um subordinado recebe de vários supervisores podem ser diferentes e ate contraditória, que geram conflito.
Estrutura linear
É a estrutura organizacional mais simples e antiga, baseada na autoridade linear. A autoridade linear é uma decorrência do princípio da unidade de comando: significa que cada superior tem autoridade única e absoluta sobre seus subordinados e que não a reparte com ninguém. Suas características principais são: a autoridade única baseada na hierarquia, as linhas formais de comunicação, a centralização das decisões e o seu aspecto nitidamente piramidal. A organização linear apresenta fortes vantagens como: sua estrutura simples é de fácil compreensão, a clara delimitação das responsabilidades e cada órgão, a facilidade de implantação e a sua estabilidade e adequação a organizações de pequeno porte.
Suas desvantagens residem em: comando autocrático, tendência à rigidez e à inflexibilidade, falta de especialização, ênfase em chefes generalistas e congestionamento dos canais de comunicação à medida que a empresa cresce. Assim, a organização linear é indicada quando a organização é pequena, rotineira, tiver vida curta ou ainda estiver no seu estágio inicial de vida.
Funcional
A organização funcional é o tipo de organização que se baseia no princípio funcional, ou seja, no princípio da especialização. Suas principais características são: autoridade funcional ou dividida, linhas diretas de comunicação, descentralização das decisões e ênfase na especialização. O staff ou