Estrutura Funcional
Caso Habib’s:
Pelo que podemos ver a empresa Habib’s, utiliza uma estrutura Funcional, que centraliza sua produção em centrais espalhadas pelo país, possui produtos padronizados, comunicação vertical, e é departamentalizada, onde cada subordinado se reporta a seu chefe.
Os elementos contingenciais que mais condicionam esta estrutura, são a estratégia que o Habib’s adotou em adaptar a culinária árabe ao paladar brasileiro, proporcionar produtos de qualidade a preços acessíveis, com variedades e rapidez na entrega.
Quanto ao tamanho, em pouco tempo a empresa cresceu muito tornando-se a maior empresa do mundo em fast-food de comida árabe, e a maior empresa nacional, no ramo de fast-food, com 305 lojas atualmente.
Na área da tecnologia, criou a empresa Contact Center, que combina tecnologia da Avaya, Hewlett-Packad e IBM, além disso, oferece suporte completo para todas as suas lojas. São 36 atendentes que recebem cerca de 45 mil ligações e 1.200 e-mails por mês, passando informações sobre a empresa e seus produtos. Pelo delivery Habib’s, os consumidores são atendidos via chat, telefone e e-mails, proporcionando maior facilidade na hora de fazer os pedidos.
A cultura organizacional e ambiente do Habib’s consiste em fornecer produtos bons, com preços acessíveis, junto a um atendimento de qualidade, por parte de seus funcionários, num ambiente limpo e agradável, para todos os seus clientes.
Com a construção de uma Universidade, o Habib’s atenderá 240 alunos ao mesmo tempo. O objetivo com isso, é aperfeiçoar o atendimento em suas lojas, formando profissionais da rede.Nesta faculdade passarão administradores, gerentes e funcionários. O Habib’s também proporciona um ambiente de trabalho que oferece a oportunidade de seus funcionários crescerem dentro da empresa.
Vemos então que o Habib’s conquistou um grande sucesso, com base em qualidade, preço, e organização.