ESTRUTURA FUNCIONAL
GESTÃO
EMPRESARIAL
GABRIELA MOTA TRAVASSOS
C.A : 23615712
ESTRUTURA FUNCIONAL
É aquela em que se encontra uma chefia para cada função , de modo que os subalternos exerçam mais de uma função, ficando sob mando de mais de um chefe. Organiza-se segundo os tipos de recursos técnicos utilizados,os objetivos são a longo prazo, a necessidade básica é a especialização .
A organização se divide segundo diferentes funções, como: produção, finanças, recursos humanos, marketing, etc.
As vantagens da estrutura funcional são: aperfeiçoamento, facilita a especialização , facilita o trabalho em equipe, dá maior flexibilidade de adaptação a empresa, o especialista sente-se mais valorizado.
Desvantagens da estrutura funcional: muitas chefias causando confusão, não há unidade de mando, o que dificulta a disciplina , confusão quanto os objetivos, aumento do conflito inter-funcional.
ESTRUTURA POR PROCESSO
Quando aplicado esse conceito nas organizações , temos um novo entendimento que diz que o negócio precisa focar naquilo que pode se feito para agradar aos clientes externos. Nas organizações por processos, o cliente é o centro de tudo e o objetivo é oferecer a ele um produto de maior beneficio, de maneira mais rápida e a um custo mais baixo.
Nesse tipo de organização os funcionários entendem o processo como um todo, nesse nível se valoriza o trabalho em equipe, a cooperação, a responsabilidade individual e a vontade de fazer um trabalho melhor. Os funcionários se tornam polivalentes, não limitados a suas atividades..
Vantagens da estrutura por processos: os processos dotados de uma estrutura clara podem ter várias de suas dimensões medidas; as medidas dos desempenhos dos processos serão a base para o estabelecimento de programas de melhorias constantes, sejam estas graduais ou radicais; os processos possuem donos ou responsáveis claramente definidos, enquanto que na estrutura funcional sua ausência é a causa de muitos