Estrutura do sistema financeiro em moçambique
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
CENTRO DE ENSINO À DISTÂNCIA (CEND)
LGN: LICENCIATURA EM GESTÃO DE NEGÓCIOS
FACULDADE DE ECONOMIA
FUNDAMENTOS DE ECONOMIA
TRABALHO DE INVESTIGACAO DO TEMA “VANTAGENS E DESVANTAGENS DO COMÉRCIO INTERNACIONAL”
NOME: PAULINO RAFAEL MAVILE
TURMA: 10
1˚ ANO DA ESCOLARIDADE
1˚ SEMESTRE.
CONTACTO: 826691326, XAI-XAI
EMAIL: paulinomavile@gmail.com
O Comércio internacional
O comércio internacional ou comércio exterior é a troca de bens e serviços através de fronteiras internacionais ou territórios. Na maioria dos países, ele representa uma grande parcela do PIB. O comércio internacional está presente em grande parte da história da humanidade, mas a sua importância económica, social e política se tornou crescente nos últimos séculos. O avanço industrial, dos transportes, a globalização, o surgimento das corporações multinacionais, o outsourcing teve grande impacto no incremento deste comércio. O aumento do comércio internacional pode ser relacionado com o fenómeno da globalização.
O comércio internacional é uma disciplina da teoria económica, que, juntamente com o estudo do sistema financeiro internacional, forma a disciplina da economia internacional.
O comercio internacional difere se do comercio interno nos seguintes aspectos:
- Variação no grau de mobilidade dos factores de produção, factor de trabalho, facilidade no deslocamento, oposição pelos outros países de diversas restrições a entrada tanto de trabalhadores quanto de matérias-primas e demais produtos.
- Natureza do mercado - o mercado interno apresenta maior unidade de linguagem, costumes, gostos, hábitos de comércio, o que facilita a economia de produção em larga escala.
- Existência de barreiras aduaneiras - os impostos cobrados nos outros países reflectirão directamente nos preços de seus produtos ocasionados perda de capacidade competitiva.
- Longas distancias – despesas com