Estrutura do projeto de pesquisa
FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE - FEAC
Curso de Administração
Projeto de Pesquisa
NOME DO ALUNO
TÍTULO DO PROJETO
Maceió – AL
Mês / ano
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL
FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE - FACE
NOME DO ALUNO
TÍTULO DO PROJETO: subtítulo, se existir
Projeto de Pesquisa apresentado à disciplina de Treino de Pesquisa em Administração como requisito parcial à obtenção de aprovação.
Professor Orientador: Título, nome completo
Maceió – AL
Mês / ano
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
Na contextualização, você situa o leitor a respeito do tema estudado e de sua questão de pesquisa. Por isso, identifique, nessa seção, a sua área temática e coloque alguns antecedentes do assunto/tema, “recortando”, delimitando o objeto de sua futura pesquisa.
É preciso observar que a introdução não é parágrafo ou parágrafos em que o aluno, com uma linguagem “mais bela”, inicia a abordagem de um assunto ou tema. Ela é, ao contrário, a exposição de objetivos ou temas que serão abordados e desenvolvidos após a introdução. Além disso, ela possui funções bastante específicas, a saber:
Orientar o aluno, favorecendo um maior controle, domínio, segurança e ordenação na elaboração do texto. Na introdução, o aluno fixa para si mesmo, antes de tudo, o que irá abordar e como fará isso. Por isso, na situação em que o aluno tiver liberdade para escolher o que irá abordar no texto, ele deve colocar na introdução apenas os objetivos que poderão ser efetivamente realizados;
Introduzir o leitor ao texto, isto é, apresentar-lhe o que será abordado, orientar sua leitura e permitir que, ao final, possa avaliar se os objetivos foram realizados.
Lembre-se sempre que é preciso ter clareza no que se está escrevendo e, principalmente, um foco definido. Há uma tendência de falar muito sobre o assunto na