Estrutura de uma redação
- Introdução: é a apresentação do tema que você vai defender, nessa parte inicial do texto é importante que as frases funcionem como atrativos para despertar o interesse do leitor, também devem ser apresentados de forma clara e objetiva, para que não haja dúvidas sobre a intenção do autor em defender ou opor-se a ideia principal do texto, ou seja, apresenta a síntese do ponto de vista a ser discutido (tese).
- Desenvolvimento: é a parte central do texto, onde o autor amplia, expõe e explica seus argumentos que devem ser claros e bem exemplificados, evidenciando sua posição crítica, analítica, reflexiva, interpretativa, opinativa sobre o assunto. Evitando repetições e orações de mesmo sentido, tomando o cuidado de expor apenas aquilo que você tem certeza para não se perder no meio de suas próprias argumentações.
- Conclusão: nesse parágrafo você deve fazer o arremate final, reunindo as idéias levantadas durante o desenvolvimento, tendo um posicionamento ou apresentando uma solução para o problema apresentado.
Pode se apresentar de três maneiras:
1- Retomar e confirmar a ideia principal;
2- Resumo das idéias principais do texto;
3- Apresentar soluções e sugestões para resolver o problema.
Características: discute um assunto apresentando pontos de vista e juízos de valor (posicionamento).
Recursos: Linguagem referencial, objetiva, evidências. Exemplos: justificativas e dados.
Cuidados necessários: Capacidade de organizar ideias (coesão), conteúdo para discussão (cultura geral), linguagem clara, objetiva, vocabulário adequado e diversificado.
Principais problemas encontrados nos textos dissertativos:
Exposição desordenadas das ideias no papel;
Falta de coerência (linha de raciocínio);
Falta de coesão(relação de uma iéia com outra);
Não deixar claro a intenção do texto (idéia).
ESTRUTURA DE UMA NARRAÇÃO
O texto narrativo tem três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão:
- Introdução: