Estrutura de pré-projeto
1. Introdução
Atualmente o mundo vive na era da informação, exigindo das organizações uma gestão estratégica eficiente, a qual pode ser facilitada pela utilização de dispositivos inteligentes ofertados pela tecnologia de informação.
A tecnologia de informação oferta recursos tecnológicos e computacionais para a geração de informações, e os sistemas de informação estão cada vez mais modernos e automatizados, provocando grandes mudanças nos processos, estrutura e estratégia de negócios. Hoje uma empresa que queira competir com vantagem não pode abrir mão, de utilizar uma boa ferramenta de gestão. Estes fatos abrem oportunidades para que os novos administradores, com novas visões busquem o aperfeiçoamento contínuo para suas empresas.
O desenvolvimento e a crescente evolução das organizações é consequência da evolução do conhecimento e de um maior fluxo da informação. As transformações que ocorreram com o advento do desenvolvimento tecnológico nas áreas de informação e comunicação afetaram significativamente a sociedade. Para conseguir acompanhar essas transformações, tanto as pessoas quanto as empresas sejam elas de pequeno, médio ou grande porte, têm procurado formas mais rápidas para se inserir nesse modelo atual de mercado.
Esse modelo é chamado “Era da informação” a qual é necessário ter em mente a tecnologia de informação e os sistemas de informação como grandes precursores e responsáveis pelo valor adicional às tomadas de decisões.
Devido a um aumento na procura de informações por parte dos gestores, existe quase uma obrigação de se utilizar sistemas de informações para ajudar no gerenciamento transformando os dados em informações úteis para a organização. A competitividade cada vês mais crescente torna os mercados acirrados e as empresas necessitam das informações para sobreviver e crescer.
A Tecnologia da Informação (TI) segundo Rezende (2003) é o conjunto de