Estrutura de Pessoal da Franqueadora
A gestão de uma rede de franquias implica uma administração descentralizada e eficiente, sendo fundamental que a Franqueadora se estruture de maneira que possa contribuir com o desenvolvimento dos negócios da rede.
Ao decidir pela expansão com franquias, o franqueador deve se estruturar internamente para que a administração da rede não se confunda com a administração do negócio em sí. As responsabilidades têm que ser definidas de forma clara em um organograma especifico para a gestão da rede.
No organograma da Franqueadora, há uma área de Franchising que é responsável pela administração da rede de Franquias e por fornecer condições para o suporte e controle de todos os Franqueados, cuja Diretoria e Gerência são responsáveis pela integração entre Franqueados e as diversas áreas operacionais da empresa e ainda por todo o sistema de comunicação entre Franqueado e Franqueadora.
Presidência ou Diretor Geral
A Presidência numa franqueadora, não se difere muito do perfil de uma empresa que não está estruturada no sistema de franquias. O Presidente é o responsável pelas definições estratégicas da rede, das negociações, construção e aprovação do planejamento estratégico, e do plano anual de marketing da rede, mas principalmente pela determinação e acompanhamento de metas e resultados.
Nas redes de franquia brasileiras, é comum o presidente da franqueadora ser o próprio fundador da marca. Para redes mais antigas no sistema, alguns dos fundadores participam apenas do conselho administrativo e delegam a presidência da rede a um executivo que tenha larga experiência no negócio.
Diretoria de Franquias ou Diretor Comercial
Atribuições
A diretoria de franquias ou comercial está diretamente ligada à presidência e é responsável pela administração e supervisão geral da rede de franquias e da marca. Responde pela expansão da rede no que se refere à aprovação do plano estratégico para captação de