Estrutura de mercado
Capítulo 3 – Estruturas de Mercado
Mercado é o local real ou virtual onde compradores e vendedores realizam suas transações comerciais. Portanto, pode-se dizer que existe o mercado de automóveis, de produtos alimentícios, etc. (mercados reais), mas também o mercado eletrônico (virtual) de produtos como livros, CDs, ações, etc.
A concorrência é a rivalidade (disputa) entre dois ou mais entes para conseguir seus objetivos que acaba por organizar os mercados, determinando os preços e as quantidades de equilíbrio. Portanto, quanto mais concorrência existir em um mercado, mais organizado e eficiente eles é.
Os mercados em concorrência imperfeita são aqueles nos quais o produtor ou produtores são suficientemente grandes para influenciar o preço e as quantidades oferecidas em determinado mercado. Ou seja, o preço nesse mercado é determinado pela intervenção ativa dos ofertantes. Em geral, quanto mais elevado o número de participantes de um mercado, mais competitivo ele será.
As interações entre oferta e demanda de determinado produto, portanto, serão ditadas pela estrutura de mercado de cada bem em particular. Além disso, as características do mercado de um produto específico variam de uma região para a outra. Em países desenvolvidos, por exemplo, a probabilidade de haver muitas empresas ofertando o mesmo produto é grande. Nesse caso, a maior concorrência entre os vendedores (fornecedores) daquele produto tende a reduzir o preço de equilíbrio de mercado, beneficiando os consumidores. Essa concorrência é ainda maior se a economia for aberta às importações. Em economias mais fechadas, com pouca oferta de produtos estrangeiros, e poucas empresas no mercado (caso dos países em desenvolvimento), os preços de mercado se estabelecem em patamares mais elevados, pois há menos concorrência entre os ofertantes.
As várias estruturas de mercado dependem fundamentalmente de três importantes características: • Do número de empresas que