Estrutura de Mercado setor Supermercadista
As várias formas ou estruturas de mercados são definidas pelas seguintes características:
Número de empresas que compõe esse mercado; Tipo de produto (homogêneo ou diferenciado); Há existência de barreiras à entrada de novos concorrentes; Se as informações sobre lucro, preços, etc. são conhecidas por todos os participantes.
Monopólio
Apenas uma empresa é responsável pela produção (oferta). Não existe concorrência e nem produto substituto. Os consumidores se submetem as condições impostas pelo vendedor ou simplesmente deixarão de consumir o produto. A curva de demanda da empresa é a própria curva de demanda do mercado como um todo.
Oligopólio
Caracteriza-se por um pequeno número de empresas que dominam a oferta de mercado. Exemplos: Montadoras de veículos, setor de cosméticos, indústria de papel, indústria de bebidas, indústria química farmacêutica, etc.
Concorrência Monopolística
Características:
a) Número grande de empresas com certo poder concorrencial
b) Margem de manobra para fixação dos preços não muito ampla
c) Existem produtos substitutos
Exemplos: prestação de serviços (médicos, odontológicos, limpeza, abastecimento, oficina, etc.). *Marcas de produtos (alimentos, produtos de limpeza, lojas de roupas e medicamentos).
1. Macro e Microeconomia
A macroeconomia estuda a economia em geral analisando a determinação e o comportamento dos grandes agregados como renda e produtos, níveis de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda, taxa de juros, balança de pagamentos e taxa de câmbio.
O enfoque macroeconômico pode omitir fatores importantes, mas estabelece relações entre grandes agregados e permite compreender algumas interações relevantes.
A macroeconomia se preocupa com aspectos em curto prazo como desemprego, por exemplo.
A macroeconomia possui algumas metas como aumentar o nível de empregos, estabilizar os preços, distribuir renda, crescer a economia, solucionar conflitos de