Estrutura de mercado do setor supermercadista
Introdução
Irei estudar as principais estruturas de mercado do setor supermercadista, identificando as principais estruturas do mercado, apresentando a atuação das grandes e pequenas empresas do setor supermercadista. Objetivo deste trabalho é aprender mais sobre a economia nacional e regional do Rio Grande do Sul. E como se devem aplicar os métodos quantitativos a gestão empresarial e sobre a atuação e fase do capitalismo atual. Ao longo desse trabalho irei falar resumidamente sobre cada tema.
Microeconomia - micro - significa pequena a microeconomia Fornece as bases para a operação eficiente da empresa, na busca de lucros e contribuindo de forma importante para definição de estratégia e ações que permitirão a empresa a obter sucesso. O sucesso de uma organização empresarial esta ligada a sua capacidade de interagir aos seus clientes bens e serviços de qualidade e a de um preço competitivo que tenha alguma utilidade, respeitando as leis, fornecedores e meio ambiente.
Macroeconomia -macro - grande. Sem a dinâmica da microeconomia a macroeconomia não pode atuar, pois uma tem que estar ligada a outra. Nos séculos XIX a ciência economia focava sua analise, nos processos microeconômicos, analisava a inter- relação dos interesses econômicos dos consumidores e dos produtos de mercado. Começa nesta época a existir criticas ao sistema capitalista, situação que levou a ciência econômica para novos horizontes de analise as referentes desigualdades sócias, extremas pobreza e crises econômicas. Com essas analise critica abriu a discussão para novos sistemas econômicos com sentido social. Dessa critica nasceram o capitalismo e os conceitos econômicos da teria marxista socialista. Essas novas teorias de uma economia mais focada ao social abordam a falta de