estrutura de dados 2
Aula 7
Tópicos
1 Funções 1
1.1 Passagem de parâmetro por valor 2
1.2 Passagem de parâmetro por referência 2
1.3 Parâmetros com valores-padrão 2
2 Exercícios 3
2.1 Exercício 1 3
2.2 Exercício 2 3
2.3 Exercício 3 3
2.4 Exercício 4 3
Funções
As funções são muito úteis para deixar o código dos programas mais organizados e mais modular, além disso, nos poupam da tarefa de ter de repetir determinado código toda vez que precisamos realizar a mesma tarefa.
Funções são trechos de código que podem realizar qualquer tipo de tarefa, como por exemplo, somar dois números, testar o valor de uma variável ou verificar se um número de CPF é válido.
Estrutura básica function nomeFunção (argumento1, argumento2, ...){ instruções return expressão
}
Onde: nomeFunção é o identificador com o nome da função, que deve seguir as regras para nomear uma variável.
Os argumentos são parâmetros que podem ser passados para a referida função. return é o comando que permite retornar alguma informação após a execução da referida função.
Quando o PHP encontra uma chamada de função, o fluxo de execução é direcionado para o início do código da função e depois do seu termino o fluxo retorna para aonde foi parado anteriormente e segue o próximo comando.
Exemplo:
<?php function somaValores($v1,$v2,$v3){ $soma = $v1+$v2+$v3; return $soma; } $n1=3; $n2=5; $n3=7; echo "Soma = ".somaValores($n1,$n2,$n3); ?>
Note que as variáveis que são passadas não precisam ter o mesmo nome dos argumentos definidos na função. Por que?
Porque no momento da chamada da função somaValores a variável $v1 receberá o valor do primeiro argumento, a variável $v2 receberá o valor do segundo argumento e a variável %v3 receberá o valor do terceiro argumento.
O comando return devolve para o ponto de chamada da função o valor da variável ou expressãoque aparece imediatamente após o comando.
1.1 Passagem de