Estrutura de aço e madeira
O Ferro
Desde 3000 a.C. o ferro já era usado em objetos de adorno e uso doméstico, na Mesopotâmia e no Egito.
Mais tarde entre os fenícios e etruscos, já era utilizado na Confecção de armas, e também para fins pacíficos, no trabalho agrícola.
A fundição do minério de ferro surgiu após séculos de aperfeiçoamento até a descoberta de várias ligas metálicas, principalmente com o carbono, dando lugar ao ferro gusa e ao aço.
Antes do advento do aço, as aplicações do ferro nas construções limitavam-se, até o século retrasado, a pequenas estruturas de em ferro fundido moldado na forma Definitiva em pequenas pontes, portões, coberturas, gradís e também tubulações de água e gás.
Composição Química da Terra
Litosfera
Hidrosfera
Atmosfera
Litosfera – “Parte Sólida da Terra”
Minerais: são substâncias presentes na crosta terrestre que se encontram em determinados depósitos. São provenientes da concentração de vários elementos que ocorreram com o passar das eras geológicas, devido a vários processos como fusão, cristalização, dissolução e precipitação, formando compostos estáveis.
Atmosfera – “Parte gasosa da Terra”
Hidrosfera – “Parte líquida da Terra”
À temperatura ambiente, o ferro encontra-se no estado sólido. É extraído da natureza sob a forma de minério de ferro que, depois de passado para o estágio de ferro-gusa, através de processos de transformação, é usado na forma de lingotes. Controlando-se o teor de carbono (o carbono ocorre de forma natural no minério de ferro) dá-se origem a várias formas de aço.
FERRO
Elemento químico de número atômico 26 e massa atomica 55,847, cujo símbolo é Fe, Seu nome deriva do latim ferrum.
É um metal, sólido, de cor cinza e brilho característico. É o quarto elemento em abundância na crosta terrestre. Já conhecido do homem pré-histórico, sendo no mundo atual o mais importante elemento no setor tecnológico.
Na classificação periódica, é encontrado no grupo 8B, a