ESTRUTURA DAS DEMONSTRA ES CONT BEIS
O ATIVO – São os recursos controlados por uma entidade e dos quais se esperam benefícios econômicos futuros. O PASSIVO – São as Obrigações e exigibilidades. PATRIMÔNIO LÍQUIDO – Representa a diferença entre o ativo e passivo, ou seja, o valor líquido da empresa.
Portanto, é importante que as contas sejam classificadas no balanço de forma ordenada e uniforme, para permitir aos usuários uma adequada análise e interpretação da situação patrimonial e financeira. Visando atender a esse objetivo, a Lei nº 6.404/76, por meio os arts. 178 e 182 definiu como deve ser a disposição de tais contas, seguindo, para o ativo, a classificação em ordem decrescente de grau de liquidez e, para o passivo, em ordem decrescente de prioridade de pagamento das exigibilidades:
Ativo, são apresentadas em primeiro lugar as contas mais rapidamente conversíveis em disponibilidades, iniciando com o disponível (caixa, bancos), contas a receber, estoques, e assim vai.
Passivo, classificam-se em primeiro lugar as contas cuja exigibilidade ocorre antes.
Nesse conceito geral, os §§ 1º e 2º da art. 178 determinam a segregação do ativo e do passivo nos seguintes grupos:
Ativo: Ativo Circulante, Ativo não Circulante: Realizável a longo prazo, Investimentos, Imobilizado e Intangível.
Passivo + Patrimônio Líquido: Passivo Circulante, Passivo não Circulante e Patrimônio Líquido: Capital Social, Reservas de Capital, Ajustes de Avaliação Patrimonial, Reservas de