Estrutura da resenha Linguagem, lingua e fala
RESENHA1
Por:
nome2
1 APRESENTAÇÃO DO AUTOR
Ernani Terra é doutor em Língua Portuguesa, e autor de diversas obras na área da literatura, produção textual e língua portuguesa. Começou a dar aulas em 1973, quando entrou na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Em 1984, formou-se em Direito pela USP e advogou por dez anos. É doutor em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atualmente, além de realizar pesquisas sobre leitura de textos literários, Terra dedica-se a escrever livros didáticos. Principais obras publicadas: Curso Prático de Gramatica (2011), Dicionário da Língua Portuguesa Ernani Terra (2012), Linguagem língua e fala (2008).
2 RESUMO DA OBRA
Objetivo. O livro de Terra, mostra explicitamente sobre a Linguagem, a língua e a fala. Onde apresenta a definição de cada um desses tópicos, sendo que a linguagem é um conjunto de diversos sinais onde proporciona a nossa comunicação.
Metodologia. È uma produção literária bem embasada, trás diversas ilustrações, no decorrer do livro, está muito bem organizado, explicando claramente passo a passo cada tópico, o autor cita várias referências, e é um livro descritivo, e utiliza uma linguagem muito clara, simples e objetiva.
Partes / resultados / considerações importantes. Em tese a língua e a fala têm que estarem em perfeita harmonia, para que haja uma total conclusão. As limitações do uso da língua podem ser denominadas de restrições intrínsecas, e de restrições extrínsecas. Há também os signos linguísticos, sendo eles os índices, que são os signos naturais, os ícones, que são uma espécie de signos criados pelo homem e os símbolos, que são utilizados como ideias abstratas. A gramatica normativa não vem mostrar a língua como ela é, mas sim como deveria ser. A partir do contato com outras línguas surgem os empréstimos linguísticos e