Estrutura da onu
Sob as perspectivas de manter a paz e a cooperação entre as nações, a Organização das Nações Unidas (ONU) foi articulada e criada. Porém, grande parte da estrutura da Liga das Nações e muitos dos seus objetivos foram mantidos no novo Organismo Internacional (ONU).
Assim sendo, no dia 26 de junho de 1945 foi assinada a Carta das Nações Unidas, resultado da Conferência que oficializou a formação da ONU, após dois meses de discussões com representantes de 50 países, na cidade de São Francisco, na Califórnia (EUA).
Em 24 de outubro, ou seja, há 64 anos, a carta entrou oficialmente em vigor.
Os seus objetivos, mantidos até hoje, visam essencialmente:
- Preservar a paz e a segurança mundial;
- Estimular a cooperação internacional na área econômica, social, cultural e humanitária;
- Promover a respeito às liberdades individuais e aos direitos humanos.
Os seis principais Órgãos da ONU são:
. Assembléia Geral
. Conselho de Segurança
. Corte Internacional de Justiça
. Conselho Econômico e Social
. Conselho de Tutela
. Secretaria Geral
Países-Membros
A ONU reúne 192 países-membros. O número de integrantes cresceu muito quando colônias se tornaram independentes e a União Soviética se desintegrou, após a crise no sistema socialista, no final dos anos 80 e início dos anos 90 (Século XX).
Apesar das tentativas de Taiwan em ingressar na ONU, tanto o Vaticano quanto Taiwan continuam de fora da Organização.
ESTRUTURA DA ONU
Estruturalmente, a Assembléia Geral seria o organismo interno mais importante da ONU, constituído pelos representantes de cada país membro, tendo cada um o direito a voto.
Independente de sua posição no cenário internacional, seja político ou econômico, todos os países-membros têm direito a voto, em