ESTRUTURA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Para se adequar a realidade brasileira foram criadas normas educacionais para a sociedade .
Assim foi criada a LDB ,lei de diretrizes e bases da educação brasileira criada em 20 de dezembro de 1996 ,abrindo assim um leque para a prática docente , tentando atingir assim não só os professores e alunos, mais a sociedade.
A LDB é composta de nove títulos ,cinco capítulos e cinco seções com seus noventa e dois artigos refletindo as condições reais do ensino brasileiro.Jamais pode ser descumprida ,alegando o seu desconhecimento ;seus estatutos e regimentos devem ser adaptados nas instituições de ensino. De acordo com o artigo 12,o sistema de ensino tem a obrigação de
1.Elaborar e executar sua proposta pedagógica ;
2.administrar o seu pessoal e seus recursos materiais e financeiros ;
3.assegurar o cumprimento dos dias letivos e hora/aulas estabelecidas; entre outros.
Um dos aspectos que mais sofreu mudanças na vida escolar foi de cento e oitenta e oito dias letivos para duzentos.
As etapas definidas pela LDB mostram aos educando a importância para as diferentes fases da vida.
A educação infantil por exemplo tem a finalidade ,o desenvolvimento da criança ,ela é composta de duas fazes a primeira é a creche ,e a segunda é a pré escola ,na educação infantil se avalia através de registros diários do desenvolvimento da criança sem o propósito de promoção.
Os educadores dessa área podem ter como base os referenciais curriculares nacionais da Educação infantil criada em 1999.
Já o ensino fundamental é composto por dois ciclos ,o primeiro vai de 1 a 4 série ,já o segundo vai de 5 a série ,tendo duração mínima de oito anos .
Recentemente houve uma mudança nos ciclos ,transformando as nomenclaturas em 1 ano inicial (antigo pré );do segundo ao quinto ano(1 a 4 série)eo sexto ao nono (5ª a