estrutura da educa o b sica
ALUNA
Introdução.
A estrutura da educação básica é definida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), lei essa subordinada aos princípios filosóficos e políticos contidos na Constituição Brasileira vigente. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional envolve, por sua vez, escolas de diferentes etapas: A Educação Infantil, o Ensino Fundamental e Médio, assim como outras modalidades, a saber, a Educação de Jovens e Adultos (EJA), a Educação Profissional e a Educação Especial. Cada modalidade representa uma etapa no processo de aprendizagem e, como tal, oferecerá finalidades específicas que buscam atender aos princípios vigentes.
No desenvolvimento da educação muitos são os elementos e situações envolvidas. Desde a elaboração de uma proposta nacional, passando pelos pensadores de educação e finalizando no fazer do profissional na sala de aula, onde se materializa toda a teoria.
Com o passar dos períodos ditos sócio históricos, muito se tem produzido em educação, uma confusão de teorias e ideias permeia este ramo do conhecimento. Assim compreender e conhecer estas teorias são fundamentais. Tanto para o cidadão enquanto membro de um determinado grupo, ainda mais para profissionais ou futuros profissionais.
O objetivo geral é analisar a teórica aplicação e funcionalidades nas instituições. E tendo como objetivos específicos, comprovar se as ações propostas nos documentos legais se fazem cumprir, verificando o grau de conhecimento por parte dos professores e demais agente educacionais relativo à documentação estudada, através de uma pesquisa de campo. No percurso do desenvolvimento da educação brasileira, houve e ainda há obstáculos e barreiras para que efetive de forma aceitável uma educação que contribua de maneira justa na construção de um novo modelo social, onde todos são iguais.
A lei e a Educação, no Brasil