estrutura china
De fato, a China vem perseguindo nós últimos anos o que os documentos oficiais denominam “desenvolvimento pacífico”, na verdade, a política longamente defendida por Chu En-Lai ( líder do Partido comunista Chinês, exerceu o cargo de primeiro-ministro e, entre 1949 a 1957, o cargo de ministro de Negócios Estrangeiros, morreu em Pequim no dia 8 de janeiro de 1976. E de Deng Xiaping ( secretário-geral do Partido Comunista Chinês, sendo, de fato, o líder da República Popular da China entre 1978 e 1992., é o criador do chamado socialismo de mercado, regime vigente na China moderna).
|
Em resumo, a China sente-se hoje simultaneamente forte, pelo imenso sucesso econômico e vulnerável por suas limitações, todo esse quadro, evidentemente, oferece uma oportunidade estratégica importante tanto para a Europa como para a América Latina, ajudarem a abrir espaços para acomodarem a China no mundo global, sendo que os maiores parceiros comerciais da China são: União Europeia, Estados Unidos e Japão.
Conclusão:
A China investe por meio de empresas estatais, que não precisam ser lucrativas, elas podem ser mais agressivas e vencer os concorrentes, oferecendo financiamento das matérias prima que a china precisa.
O trabalho é feito com mão de obra chinesa (remuneração baixa e alta carga de trabalho), os materiais são importados da China para garantir a demanda da cadeia produtiva.
A classificação como país em desenvolvimento (o que se aplica a regiões do interior, mas não ao país como um todo), é um aspecto importante da estratégia internacional da China.