Estrutura cadeia de suprimentos xy
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário publicidade A engenharia social é um dos meios mais utilizados de obtenção de informações sigilosas e importantes. Isso porque explora com muita sofisticação as "falhas de segurança dos humanos". As empresas investem fortunas em tecnologias de segurança de informações e protegem fisicamente seus sistemas, mas a maioria não possui métodos que protegem seus funcionários das armadilhas de engenharia social. A questão se torna mais séria quando usuários domésticos e que não trabalham com informática são envolvidos.
Uma definição aceitável do que é a engenharia social é a seguinte: engenharia social é qualquer método usado para enganação ou exploração da confiança das pessoas para a obtenção de informações sigilosas e importantes. Para isso, o enganador pode se passar por outra pessoa, assumir outra personalidade, fingir que é um profissional de determinada área, etc.
Os ataques de engenharia social são muito freqüentes, não só na Internet, mas no dia-a-dia das pessoas. Mas, pelo fato do InfoWester ser um site ligado à computação, este artigo tratará apenas dos ataques que envolvem a Internet. Sendo assim, vejamos alguns casos comuns:
Vírus que se espalham por e-mail: criadores de vírus geralmente usam e-mail para a propagação de suas criações. Na maioria dos casos, é necessário que o usuário que receber o e-mail execute o arquivo em anexo para que seu computador seja contaminado. O criador do vírus pensa então em uma maneira de fazer com que o usuário clique no anexo. Uma dos métodos mais usados é colocar um texto que desperte a curiosidade do internauta. Assim, o texto pode tratar de sexo, de amor, de notícias atuais, etc. Um dos exemplos mais clássicos é o vírus I Love You, que chegava ao e-mail das pessoas usando este mesmo nome. Ao receber a mensagem, muitos pensavam que tinham um(a) admirador(a) secreto(a) e na expectativa de descobrir quem era, clicavam no