Estrutura bioquimica do cabelo tiois
O cabelo é uma massa de queratina formada por três camadas celulares concêntricas de fora para dentro: * Cutícula * Córtex * Medula
Cutícula
O córtex está cercado por uma camada simples de células transparentes tipo escamas. Essas escamas se sobrepõem em um ângulo de 1 a 3 graus do córtex. Cada cutícula forma uma placa longa e fina com uma superfície de aproximadamente 50 por 50 mícrons e 0,5 mícrons de espessura.
A cutícula protege o córtex mais delicado.
A cutícula é transparente, é o pigmento no córtex que determina a cor.
A superfície do cabelo é coberta com uma camada mono molecular hidrofóbica, ligada por covalência de um ácido gorduroso, único, ramificado – ácido 18 metileicosanóico (18 MEA). Esse ácido, combinado com a proteína subjacente da epicutícula da queratina capilar, é chamado camada F. É por essa causa que a superfície da cutícula é hidrofóbica.
Subcamadas cuticulares
Epicutícula – camada externa Exocutícula – camada central Endocutícula – camada interna
Córtex
Representa 90% do peso do cabelo e é formado por fibras muito longas de queratina pigmentadas, unidas entre si por substâncias intercelulares. Cada fibra se apresenta como um feixe de ¨cabos torcidos¨, as macrofibrilas. Cada macrofibrila é constituída por milhares de microfibrilas. As microfibrilas, por sua vez, são constituídas de 11 protofibrilas. Cada protofibrila se apresenta com uma ¨corda torcida¨ formadas por três cerdas elementar. A corda elementar é uma longa cadeia de aminoácidos, cadeia polipeptídica.
Medula
É a parte interna do eixo capilar. Essa seção tem entre duas e cinco fileiras de célula lado a lado. Não há estudos que comprovem função exata da medula.
Estrutura proteica do cabelo
O cabelo é formado por aproximadamente 91% de proteína. As proteínas são feitas de longas cadeias de aminoácidos conectadas de ponta a ponta como um colar de pérolas. A ligação química que une os aminoácidos é