Estrutura basica
2013
Nas entidades atuais dois métodos de escrituração de contas são utilizados:
-Estrutura conceitual básica e
-Resolução 750/93 CFC
A primeira realiza uma hierarquização entre postulados, princípios e convenções, ou seja, ela é mais detalhada, mais abrangente sendo assim mais utilizada em grandes instituições onde há a necessidade de um maior detalhamento das contas.
Já a segunda resume todos seus conceitos em um único grupo: O dos Princípios. Ou seja, ela é mais simples e foi aprovada pela CFC com o objetivo de acompanhar a evolução da contabilidade na década passada sendo utilizada até os dias atuais.
Este método é muito utilizado pelos contadores em pequenas e médias empresas pela sua facilidade de compreensão não sendo necessário um grande detalhamento.
Vamos entender melhor sobre esses métodos nas explicações abaixo:
Estrutura conceitual básica: Surgiu com a finalidade de propiciar aos contadores mecanismos que os direcionem no sentido de organizar o processo de geração de informações para atender as necessidades dos usuários.
Ela divide-se em Postulados, Princípios e Convenções.
Postulados
São os elementos vitais, básicos em que se estruturou toda a contabilidade atual. São as condições para o desenvolvimento da contabilidade.
Divide-se em Postulado da Entidade e da Continuidade.
Postulado da Entidade
Diz que a contabilidade de uma entidade não pode ser confundida com a contabilidade dos membros que a possuem. Ou seja, a escrituração de uma empresa (pessoa jurídica) tem que ser completamente separada da escrituração de seus proprietários (pessoa física).
Postulado da Continuidade
Diz que a empresa deve ser avaliada e escriturada na suposição de que a entidade nunca será extinta ou até que surjam fortes evidencias ao contrário.
Princípios
São as causas da qual algo procede. São as regras básicas que permitem uniformidade nos processos de escrituração, apuração dos resultados e apresentações dos processos contábeis. Os