Estrutura Atômica
Estrutura Atômica e Classificação Periódica dos Elementos
Nome:
Turma: 2º Secretariado
Síntese de Estrutura Atômica
I. Os primeiros Modelos Atômicos
1. O átomo de Dalton:
Segundo Dalton, todo material é constituído por um aglomerado de átomos. Para ele, cada átomo seria uma minúscula partícula esférica, maciça e indivisível.
2. Modelo de Rutherford-Bohr:
Com o passar do tempo, o átomo de Dalton começou a se tornar falho para explicar uma série de fenômenos que lá se observando. Como poderíamos por exemplo, explicar a eletricidade, o magnetismo, …? Assim, ficou provado que os átomos de polônio são capazes de emitir partículas de carga positiva, através de radioatividade. Essas partículas positivas foram denominadas ”partículas alfa ( a ). Logo, se estas partículas foram emitidas por um átomo chegou-se a conclusão que o átomo é DIVISÍVEL.
Para que essa teoria fosse aceita, em 1911, Rutherford fez a seguinte experiência:
Utilizando uma fina lâmina de ouro, um material radioativas, foi montado o seguinte dispositivo.
Lord Ernest Rutherford (1871-1937) idealiza, através de a experiência descrita a seguir, um modelo atômico semelhante a um ”sistema solar”.
Segundo este modelo, os átomos seriam formados por partículas positivas no seu centro (núcleo) e partículas negativas girando em torno do núcleo (os elétrons).
Foi o cientista Bohr quem justificou a estabilidade dos elétrons em redor do núcleo do átomo:
Os elétrons giram, espontaneamente, em redor do núcleo em órbitas circulares, bem definidas, sem poder e nem absorver energia.
b. Quando um elétron passa de uma órbita para outra, emite ou absorve determinada quantia de energia, a qual é expressa pela equação: q = h. f q= quantum de energia h= 6,6 x 10 (elevado a -27) f= Frequência da radiação emitida ou absorvida.
3. Diagrama de Lius Pauling
Descobriu-se que a energia na eletrosfera varia de acordo com os subníveis. O cientista norte-americano Linus