Estrutura Atomica
INTRODUÇÃO
O químico precisa estar apto a imaginar os átomos que formam a matéria.
Precisamos entender a estrutura eletrônica de um átomo, a descrição de como os elétrons estão arranjados em torno do seu núcleo.
Quando Ernest Rutherford (1871-1937 ) propôs o átomo nuclear, esperava aplicar a mecânica clássica, as leis de movimento propostas por Isaac Newton (16431727) no século XVII, para descrever a sua estrutura eletrônica.
Entretanto, logo ficou claro que a mecânica clássica falhava quando aplicada a elétrons em átomos.
Novas leis, que ficaram conhecidas como mecânica quântica, foram desenvolvidas no início do século XX
XX.
De certo modo, os átomos são como as 26 letras do alfabeto, as quais se agrupam em diferentes combinações para formar o imenso número de palavras da nossa língua. 1
Demócrito (460-370 a.C.) e outros filósofos gregos antigos pensavam que o mundo material deveria ser constituído de partículas indivisíveis muito pequenas que eram chamadas de átomos, o que significava ‘indivisíveis’.
Mais tarde, Platão (428/27-347 a.C.) e Aristóteles (384–322 a.C.) formularam a hipótese de que não poderia haver partículas indivisíveis; enfraquecendo a visão
‘atômica’ da matéria por vários séculos, durante os quais a filosofia aristotélica dominou a cultura ocidental.
A noção sobre átomos ressurgiu na Europa durante o século XVII, quando os cientistas tentaram explicar as propriedades dos gases.
Isaac Newton, o mais famoso cientista de seu tempo, defendeu a idéia da existência de átomos.
Quando os químicos aprenderam a medir a quantidade de matéria que reagia com outra para formar uma nova substância, a base par a teoria atômica estava proposta. 1) MODELO ATÔMICO DE DALTON
A teoria atômica surgiu durante o período 1803-1807 no trabalho de um professor inglês, John Dalton (1766-1844) (FIGURA 1).
Figura 1 – John Dalton (1766-1844) era filho de um tapeceiro inglês pobre. Dalton começou a dar aulas quanto