ESTRUTURA ANALÍTICA DO PROJETO - EAP
- O que é
A Estrutura Analítica de Projeto é uma etapa muito importante para a organização de todo projeto.
O conceito de Estrutura Analítica de Projeto (em Inglês, Work Breakdown Structure – WBS) remonta ao tempo em que a Marinha Americana, durante o Projeto Polaris, criou a técnica denominada Program Evaluation Review Technique (PERT). O diagrama PERT, denominado também Diagrama ou Rede de Precedências, vincula e sequencia as atividades do Projeto. Porém, antes de criar a lógica sequencial das atividades, é necessário decompor o Projeto em unidades cada vez menores e mais detalhadas, para que posteriormente se possa estabelecer a rede de precedências. O menor nível da EAP é denominado Pacote de Trabalho.
- Para que serve
Permite ao Gerente do Projeto uma visão completa, organizada e estruturada de todas as atividades que compõem o Projeto, sua principal função é “quebrar” o projeto em pequenas partes deixando-o manejável e de fácil controle.
- Como elaborar
A EAP é estruturada no formato de árvore hierárquica (de mais geral para mais específica) orientada às entregas que precisam ser feitas para completar um projeto.
A Estrutura Analítica de Projeto (EAP) consiste no desdobramento do Projeto em unidades menores, até chegar aos Pacotes de Trabalho, elementos discretos (discreto aqui entendido obviamente como o oposto de contínuo, ou seja, discreto significa pacotes enumeráveis), e mutuamente exclusivos, o que significa que não deve haver elementos de escopo contidos em mais de um pacote de trabalho.
A Estrutura Analítica de Trabalho fornece o adequado arcabouço para a estimativa de custo de cada item, bem como possibilita a adequada construção do cronograma.
Alguns profissionais de gestão de projetos usam uma técnica chamada 8 a 40, que nada mais é o tempo mínimo e o máximo de cada tarefa. Imaginem 10 tarefas de 2h, como seria complicado controlar varias tarefinhas não seria? Por isso no momento de quebrar uma