Estrutuas organizacionas

463 palavras 2 páginas
1.3 Tipos de Estruturas
 Estrutura Simples Este tipo de estruturas representa empresas jovens e de pequena dimensão, constituído apenas por dois níveis hierárquicos. Estas estruturas são centralizadas, ou seja, faz com que a estrutura tenha uma melhor utilização da capacidade dos especialistas afectos à gestão de topo, e um controlo apertado das operações. Este tipo de estruturas está inserido num ambiente simples e dinâmico, sendo os níveis de instrução e formação reduzidos. Estrutura Funcional Este tipo de estruturas aplicam-se a empresas de pequena dimensão com poucas actividades e produtos que funcionam em ambientes estáveis. As empresas crescem e começa por se fazer a divisão das tarefas e delegação de autoridade com base nas funções clássicas de gestão.





Estrutura Divisional As empresas com esta estrutura são descentralizadas e geridas por objectivos. Esta estrutura é aplicada em empresas com uma dimensão elevada em que o mercado as fez evoluir para este tipo de estrutura, podem estar divididas por produto, mercado ou por cliente.

Estrutura Burocrática Profissional

Este tipo de estrutura aplica-se a empresas de grande dimensão, com mão-de-obra muito qualificasa e o doco incide no núcleo operacional, neste tipo de estrutura os orgãos de tecno-estrutura e apoio logístico são muito reduzidos

Estrutura Burocrática Mecânica As empresas por norma adoptam este tipo de mecânica, pois é nesta que se encontram todos os tipos de órgãos. O foco principal são os órgãos de tecno estrutura, o que fazem com que estas empresas tenham procedimentos formais e elevados e níveis de burocracia.

1.4 Tipologia das Organizações
Não existem duas organizações iguais. As organizações são diferentes entre si e apresentam enorme variabilidade. Contudo, elas apresentam certas características que permitem classificá-las em certos grupos ou tipos. Essas classificações que denominaremos tipologias das organizações.

Tipologia de Etzioni
As organizações, segundo

Relacionados