Estresse
“Um dia de Fúria”, é um filme com Michael Douglas em que ele se vê preso no trânsito, num quente dia de verão por horas e horas. Decide abandonar o carro e seguir a pé para casa, mas durante o trajeto é envolvido por várias situações de violência nas ruas de Los Angeles.
Descrevemos aqui um perfeito quadro de estresse. Possível de acontecer com as pessoas que moram nos grandes centros.
Tarefas a cumprir e o tempo fugindo ao controle surge à ansiedade, comum a todos os indivíduos.
As emoções atuam sobre a química do organismo provocando o estresse. É uma reação que nosso organismo tem quando estimulado por fatores desfavoráveis de ordem externa ou interna. O estresse inicialmente não é uma doença. Trata-se de um mecanismo que além de normal é necessário ao organismo, visto que faz com que o ser humano fique mais atento e sensível diante de situações de perigo. O estresse é na realidade um mecanismo de preservação da saúde.
Segundo o cientista Hans Selye (1988), “O Estresse é o resultado do homem criar uma civilização, que, ele, o próprio homem não mais consegue suportar”. Ele foi o primeiro a enfatizar os sinais e sintomas gerais do estresse.
O homem pré-histórico já sofria com estresse. Apresentava respostas ao estresse diante de adversidade, como : mudança de temperatura, animais ferozes a enfrentar etc. Era possível ele fugir da situação. Hoje é diferente , no trabalho quando aparece um problema a pessoa não pode correr, tem que enfrenta-lo de alguma forma.
Estresse é composto de reações fisiológicas,que podem ser de natureza psicológica, física ou mesmo social . Se estas reações se tornam intensas causa desequilíbrio no organismo.
O estresse é um conjunto de reações do organismo a agressões de ordem física ou psíquica.Ele provoca uma necessidade de adaptação do corpo. O indivíduo precisa de uma mudança que é buscada dentro do organismo. O Estresse entretanto, é um mecanismo necessário e benéfico ao organismo,