estresse e depressao
Uma pesquisa foi realizada em oito países (Estados Unidos, Alemanha, França, Brasil, Israel, Japão, China e Fiji) e em Hong Kong (China), com mil executivos e colocou o Brasil em segundo lugar no ranking de países com pessoas mais estressadas no mundo, perdendo apenas para o Japão.
O número de pessoas que se afastam do ambiente de trabalho em decorrência de problemas de saúde mental é crescente. Estatísticas do Ministério da Previdência Social revelam uma maior quantidade de pagamentos de auxílio-doença para os trabalhadores. Em 2010, dos 100 transtornos classificados como mentais e de comportamento, só os episódios depressivos e transtorno depressivo recorrente representaram 40,7% dos benefícios concedidos.
Com a agitação do dia a dia e o grande acumulo de atividades e tarefas e cobranças do trabalho as pessoas vão se tornando mais estressadas e sobrecarregadas.
E é ai que o técnico em segurança do trabalho entra em ação para amenizar os possíveis acidentes causados pelo estresse pois, pessoas estressadas perdem a capacidade de concentração podendo causar acidentes graves ou fatais.
Algumas medidas podem ser adotadas diariamente na empresa, como alongamentos ou ginastica laboral antes de iniciar as atividades, é preciso também estabelecer um diálogo com o funcionário que demonstra não estar muito bem pois, para desempenhar bem sua função o funcionário precisa estar bem não só física mas também emocionalmente.
O técnico em segurança do trabalho pode, também, motivar a prática de exercícios fora do horário de expediente e estar atento conhecendo os sintomas da depressão e do estresse para saber como e quando agir com o funcionário quando este estiver demonstrando esses sintomas.
O estresse e a depressão são também conhecidos recentemente como “o mal do século”, pois, com a agitação do dia as vezes as pessoas não se dão aquele período de parar para relaxar e é ai que vem o estresse e consequentemente a