Estresse e ansiedade no trabalho
ADMINISTRAÇÃO
ESTRESSE E ANSIEDADE NO TRABALHO
CURITIBA
2011
MARCELO CASTRO ARAUJO
MORGANA SCAPINI ARAUJO
ESTRESSE E ANSIEDADE NO TRABALHO Trabalho apresentado à disciplina de Recurso Humanos II do 6º período do curso de Administração da Faculdade Opet.
Prof. Orientadora: Eliete
CURITIBA
2011
INTRODUÇÃO
Os problemas relacionados ao estresse ocupacional estão associados às constantes mudanças sociais, como, por exemplo, a globalização, o aumento da economia informal e as mudanças que ocorrem no ambiente de trabalho, as quais exigem dos trabalhadores e das organizações, adaptações e reorientações quanto ao sistema de saúde ocupacional.
O estresse pode ser definido como a soma das respostas físicas e mentais causadas por determinados estímulos externos e que permitem ao indivíduo superar determinadas exigências do meio-ambiente e o desgaste físico e mental causado por esse processo. O estresse não é necessariamente ruim. De um modo geral, uma carga de estresse chega a ser saudável. Desta maneira, a pessoa que apresenta esta carga, pode se sobressair em seu trabalho, atingindo o resultado almejado.
O estresse faz parte do nosso dia-a-dia e precisa ser, pelo menos, controlado, uma vez que se tem convicção de que ele nunca vai deixar de existir. O que se precisa na verdade é saber conviver com ele, tentando amenizá-Io através de um programa anti-stress.
Este trabalho tem como objetivo apresentar programas de combate ao estresse, assim como recapitular conceitos e conseqüências, apresentando também um case de uma grande empresa brasileira.
Já que não podemos frear o curso cada vez mais rápido de informações, do desenvolvimento tecnológico, das pressões por cumprimentos de metas e prazos, cabem as empresas ajudarem aos seus funcionários a descobrirem a possibilidade de lidar com essas situações de uma maneira mais positiva, criativa e dinâmica.
O estresse e suas